Saturday, April 30, 2011

Ilustrações do livro "Segredos do Meu Caminho" | Illustrations of the book "Secrets of My Path"

Após o Pré-lançamento do livro "Segredos do Meu Caminho" (edição da Papiro Editora) na passada Sexta-feira, dia 29 de Abril de 2011, mostro algumas das quinze ilustrações para que possam ver um pouco do trabalho apresentado entre mim e a escritora Helena Paula Mendes.
Trata-se de um livro de poesia com ilustrações monocromáticas feitas com Tinta da China. As ilustrações referem-se não aos poemas, mas a a um conjunto de quinze frases que são pensamentos, registo de emoções ou reflexões da autora.

E no último suspiro, a insanidade.

Sentir que te tenho é deixar de amar.

E quando o coração se nos preenche... vem a dor.

Como posso encontrar-me se não sei por quem procuro?

Porquê falar de morte, quando não existe vida?




Janela
Estou a olhar pela janela em frente
e a luz que dela brota, fluorescente,
nos meus olhos reflecte, incandescente,
o pesar dos dias, alma dormente!

Lá fora me perco. E não consigo
Voltar, cá dentro, a encontrar-me.
A intensa luz penetra comigo
Numa falésia que consegue içar-me.

Volto a mim: olhos postos no horizonte.
Estou sozinha, rodeada de gente,
alma perdida, um mar sem fonte.
Estou a olhar pela janela em frente.

Estou a olhar pela janela em frente
e já nela não estou, por ela me dar
asas ao pensamento, que vai à frente
a puxar pela trela de quem quer voar.

Quatro paredes prendem constantemente
ideias verdes e de liberdade...
São muros de medo que nivelam sempre
o vento, a visão e a vontade.


Helena Paula Mendes ©2011

No comments:

Post a Comment