Tuesday, December 20, 2022

Um relevo romano em mármore

Em Dezembro deste ano realizei uma viagem de estudo há muito desejada por mim, à antiga província romana da Gália Narbonense. Entre os locais que queria muito visitar estavam as cidades de Nîmes, Arles e Orange, com toda a sua herança romana, entre outros locais que considero imperdíveis, tal como a Pont du Gard.

Aproveitei esta deslocação para realizar alguns levantamentos fotogramétricos. Não estava nada definido e a oportunidade surgiu da ocasião. O fantástico "Museu da Romanidade" de Nîmes (Musée de la Romanité) ostenta uma incrível colecção permanente de centenas de peças de grande valor artístico e histórico-cultural. Uma das peças que me saltou à vista e que me permitia fazer um levantamento fotogramétrico foi um lindo relevo de época romana esculpido em mármore, decorado com volutas de folhas de acanto e povoado com pássaros.

O modelo fotogramétrico foi obtido com 36 fotografias (sem flash conforme as regras do museu). As condições para fotografar não foram as melhores, uma vez que a iluminação não era adequada e a peça encontrava-se semi-embutida na parede, tornando impossível obter uma leitura perfeita da faces laterais e do topo. Ainda assim, o registo do relevo ficou aceitável.


No comments:

Post a Comment