Friday, December 16, 2022

Uma rua romana no Monte dos Castelinhos - Sondagem 8

A Sondagem 8 das escavações do Monte dos Castelinhos trouxe à luz do dia vestígios importantes para o conhecimento do urbanismo romano daquele sítio.

João Pimenta, arqueólogo responsável pela escavação faz uma abordagem à Sondagem 8 neste seu recente artigo.

Trata-se de uma secção de uma via de circulação ladeada por construções em ambos os lados. Foi ainda identificada uma possível segunda via, perpendicular à via principal, podendo indiciar uma certa regularidade urbanística.


Planta em 3D com reconstituição das estruturas correspondentes à Fase 3.


Com uma pendente considerável, as estruturas identificadas na Sondagem 8 caracterizam-se por uma adaptação ao terreno através do escalonamento dos vários ambientes dispostos em patamares, em certos casos interligados por degraus.


Vista axonométrica do conjunto arquitectónico da Sondagem 8, correspondente à Fase 3.


O sítio, ocupado desde o período republicano, foi alvo de uma reforma urbanística no período augustano, nos inícios do século I da nossa era, tendo dado toda uma nova configuração a este local. A estrutura mais significativa em termos arquitectónicos foi a construção de um pórtico, elemento que contribuiu para uma nova configuração arquitectónica, deixando perceber que podermos estar perante uma mudança de paradigma no urbanismo e arquitectura do Monte dos Castelinhos.


Reconstituição parcial do conjunto arquitectónico da Sondagem 8, correspondente à Fase 3.


A complexidade do processo reconstrutivo deve-se sobretudo à falta de leitura integral do conjunto escavado com a continuidade das estruturas ainda por descobrir. Por isso mesmo, limitamo-nos a reconstruir os muros até meia altura de forma a deixar perceber a forma e a natureza das estruturas arqueológicas identificadas, enquanto que do lado oposto se optou por reconstituir o alçado que terá existido. É uma proposta possível.


Reconstituição parcial do conjunto arquitectónico da Sondagem 8, correspondente à Fase 3.


De difícil articulação é o pórtico identificado, cuja pendente da rua permite-nos perceber um engenhoso sistema dos telhados. Pareceu-nos lógica e funcional a solução de telhados escalonados que acompanham o declive to terreno.


Vista axonométrica do conjunto arquitectónico da Sondagem 8, correspondente à Fase 3.


Como conclusão, podemos dizer que este troço de rua permite supor, ainda que de forma preliminar, haver preocupação por uma regularidade urbanística, quer através da monumentalização ocorrida no século I da nossa era, quem pela presença de uma rua secundária perpendicular. Por outro lado, é evidente a preocupação que os construtores tiveram na adaptação da construção à inclinação do terreno, arranjando forma de os ambientes se conectarem por meio de degraus.

No comments:

Post a Comment