Thursday, November 3, 2022

A Casa dos Tribunos do Monte dos Castelinhos

A sondagem 4 do Monte dos Castelinhos, em Vila Franca de Xira, corresponde a uma possível "casa dos Tribunos". Trata-se de um trabalho de reconstituição arqueológica realizado sob a direcção de João Pimenta para a dissertação da sua tese de Doutoramento, intitulada "Monte dos Castelinhos e as dinâmicas de conquista romana, da península de Lisboa e baixo Tejo", defendida em Junho deste ano.

Tese de João Pimenta disponível aqui.








































Esta construção do período republicano romano (séc. I a.C.) insere-se no contexto militar da conquista romana da bacia do Tejo. É uma construção que segue os modelos das chamadas "Casas dos tribunos" identificadas em Numantia e vale do Ebro. Consiste numa construção de configuração quadrada, adaptada à inclinação do terreno, com um pátio central, a partir do qual irradiam as divisões da casa.





























Numa fase inicial do trabalho, foram realizados vários estudos em desenho sobre a casa. A partir da planta foram calculados os volumes tendo em conta os seguintes factores; adaptação da casa à geografia do terreno, projecção da altura dos muros e circulação interna.





























Foram realizados vários desenhos de estudo com vista à simulação das coberturas e de como a casa se desenvolveria do ponto de vista volumétrico.





























Depois de compreendido o espaço, passou-se fase de modelação 3D para o auxílio da projecção das coberturas. Através de um modelo com corte projectaram-se os telhados de maneira a permitir ler todo o conjunto arquitectónico.


























A "Casa dos Tribunos" do Monte dos Castelinhos desenvolvia-se em torno de pátio central. A pendente do terreno, bastante acentuada, não impediu os romanos de manterem a regularidade da construção.



Ao contrário da caserna adjacente, com os seus pequenos compartimentos para os legionários, a casa permitia um outro conforto e espaço ao oficiais de patente mais elevada.





























Para este trabalho foi usado o potente programa de modelação 3D Foundry Modo e o editor de imagem Affinity Photo. Estes programas, entre outros que fazem parte do meu fluxo de trabalho, têm-me permitido produzir um leque de opções e soluções no que diz respeito à virtualização do património e não só!






No comments:

Post a Comment