Thursday, November 17, 2022

Esquema construtivo da casa da Sondagem 4 do Monte dos Castelinhos

Quando pensamos em arquitectura romana nem sempre temos a consciência de que muitas vezes se estrutura com base numa métrica e modulação bem definidas. Pelo menos isto não nos é patente numa primeira observação, especialmente quando os vestígios se encontram mal conservados e não se erguem em altura.

É o caso da casa identificada na Sondagem 4 no Monte dos Castelinhos. Construção que segundo João Pimenta identifica como uma construção de tipologia das "casas dos tribunos". Podem saber mais sobre este assunto consultando a tese de Doutoramento de João Pimenta aqui.


Proposta de reconstituição 3D da casa identificada na Sondagem 4.














Voltando à casa da sondagem 4, a ruína encontra-se praticamente à altura dos alicerces e a percepção que conseguimos ter das estruturas é em certa medida um pouco vaga. No entanto, com um olhar atento e um levantamento das estruturas torna-se clara a regularidade da construção. Trata-se de uma construção de planta quadrada, com as divisões bem compartimentadas, permitindo-nos perceber que se estruturava em torno de pátio central.


Planta em 3D com reconstituição da Sondagem 4.




















Os ligeiros desvios no quadrado que forma a planta devem-se sobretudo à irregularidade do terreno. Composto por uma pendente acentuada, fez com que a construção se alongasse no sentido Oeste, tento resultado num losango disfarçado. A forma quadrangular da planta é a que mais sobressai numa primeira observação.

Tornando à questão inicial sobre a modulação da construção, constatamos que a casa da Sondagem 4 apresentava um esquema regular que podia ocultar uma métrica bem definida. Em primeiro lugar, a identificação do pé osco-itálico de 275mm por João Pimenta foi fundamental para se conseguir ensaiar uma grelha construtiva que se baseasse nesta unidade de medida praticada ainda numa fase tardia da república romana.


Análise do módulo construtivo da casa da Sondagem 4.




















Quando foi sobreposta à planta uma grelha regular de 5 pés (1 passus), constatamos que a construção se inseria num módulo de 13 passus, o equivalente a 65 pés. Foi ainda evidente que quase todos os muros da construção se orientavam pela grelha que lhe havia sido sobreposta. Neste sentido, pareceu-nos evidente tratar-se de uma construção que assentou num projecto conceptualmente bem definido, cujos muros se estruturam em espaços definidos por proporções concretas e não aleatórias.


Análise do projecto. A verde, alinhamentos coincidentes com a grelha/módulo construtivo, a roxo, hipótese de alinhamentos conforme o projecto original.




















A ideia que nos ressalta é que esta construção, assim como outras de época romana, foi desenhada a partir de uma grelha/módulo que permitia ao arquitecto ou mestre de obras definir a planta, orientando os muros a partir da grelha construtiva que lhe serviu de base. É curioso ainda darmo-nos conta que alguns muros se alinham correctamente pela grelha construtiva, mas outros, orientam-se pela grelha por uma das faces, interna ou externa. Este é um aspecto que observamos em muitas construções romanas de carácter civil.

Outro aspecto curioso tem que ver com as proporções alcançadas por esta grelha/módulo. Se até aqui constatamos que há uma clara evidência dos alinhamentos se estruturarem a partir da grelha construtiva, também não deixa de ser interessante verificar que os compartimentos da construção respeitam na sua grande parte determinadas proporções muito comuns na antiguidade.


Análise das proporções patentes nos diferentes Ambientes da casa da Sondagem 4.




















Verificamos então que o rectângulo 5:7, obtido a partir da raiz de 2 e o rectângulo 5:8 (muito aproximado à proporção áurea) foram os mais usados. Constatamos ainda a existência do rectângulo 5:6 que em vários Ambientes da casa se desdobra por si mesmo ou noutra proporção. A utilização do quadrado (1:1) também está patente e foi a proporção usada para o pátio central.


Análise da utilização da proporção áurea na casa da Sondagem 4.






















A proporção áurea está identificada no que respeita ao rácio entre comprimento e largura em dois Ambientes da casa, porém, podemos observar como esta proporção está bem patente em praticamente todas as divisões e sub-divisões dos espaços. Não é só a grelha/módulo que ajudou no posicionamento dos alinhamentos mas também a inter-relação que os alinhamentos mantêm entre si, combinando um conjunto de interacções baseadas na secção áurea.

No comments:

Post a Comment