Desta vez trago-vos o exemplo de uma ilustração de grande formato (66 x 95 cm), que representa a antiga cidade de Braga em 1768. Esta foi talvez a ilustração mais trabalhosa que realizei até ao presente, quer pela dimensão, pelo detalhe e tempo necessário para a sua execução. O desenho preparatório a lápis foi realizado com todo o rigor a partir das fontes iconográficas coevas, a partir do auxílio do Mapa das Ruas de Braga de 1750 e do mapa de Braga Primaz de André Soares datado de 1756, bem como de inúmeras fotografias do século XIX e inícios do XX, com edifícios entretanto desaparecidos. Foi um trabalho moroso que exigiu atenção aos detalhes dos edifícios que entretanto foram destruídos e desmantelados, para garantir que esta imagem representasse de facto uma cidade verdadeira e não ficcionada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjjzcarmOnWRJuOVaRf9VWrrpBe1_ejHjJzDbOOBRFxV7vSlLTh-c30dkaEd5G12BuA5j0qcEF21KHpfy3xs__imuUpGQTRB1q0HACjwix_3TJZHC9c9WKXyiNAmHW0hP4YYQGSZaXRG1D/s640/IMG_3279.jpg)
A segunda fase do desenho consistiu em fazer a tintagem, ou seja, redesenhar tudo com canetas de tinta da china com diferentes espessuras de acordo com os efeitos gráficos da linha, de forma a enfatizar subtilmente os volumes e profundidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ69pigDMPEjpaQMCekElbd2s4bg33fuObwo7tw11Z63ajqd7uJCPpk86_SRaaFKors5Pk3g8DIXITfvCKsQLBLQB_G6Wyf4E4NRdL4ANzqECyc-OkDZy7WPRIVLWXxJQuL6xQ_9f2IkD7/s640/IMG_0953.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB546SlhzEzWdWa1GUMY8YgQhPFWrpEXTrfIp0VjQ90PXAhkLaRoB9rVxTA9cazmaM6lgBVraZCuMTWs-BDp0G9Xc09-WbLlApC1lWw-eaLTavd0GY5qkzLhpL0NeW1XNQv-QTC7ja4v2H/s640/IMG_0003.jpg)
A terceira e última etapa consistiu em pintar toda a superfície com aguarela. Foi dada especial atenção às tonalidades para que a cor não ficasse homogénea, impedindo deste modo que o desenho ficasse "plano". Quase todos os telhados têm tonalidades diferentes, e a pintura do terreno segue o mesmo critério, ficando as cores mais intensas em primeiro lugar e ao fundo as cores mais subtis. Deste modo, o desenho ganha profundidade e realismo, dando a sensação de que é tridimensional.
O trabalho de pintura é muito exigente e obriga a um controlo constante para que se respeite as formas e os espaços a pintar. Depois do desenho estar todo pintado, fizeram-se as sombras a partir de um registo prévio a lápis sobre a aguarela, ou então de forma livre e espontânea, sempre de acordo com a direcção da luz do sol. O trabalho total compreendeu pelo menos 700 horas, e exigiu uma dedicação e esforço físico consideráveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWKAMFGRZ1VeftjuxgYBAjACCRkZ3-nWo7f5uv1OCFQJGMF_ukBCwPlvf2Q2WfPFSHfHhJ0uJhuwt6tIdR2Etu6BatJOkArGX_3U_wq6UQT1F_F_sZz2uISUrbY5cBQP7Ji-xFmRsbXSPD/s640/IMG_1316.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDPY9-X7M4pBes6mQaee_mbTE9ssapVf_LLIubtiPDNOVSDzH04IF4zr_nTfpWxcxFmWXCISgXLOAJnkZyOk7EV2pYhXnh9e7GWJThFPmWicoVV4pu7CovuMDe0xr6Z7cNe_hDVEWKOlPJ/s640/IMG_1324.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicxgZM4JHL9F9qa65QZlrfPQX_ZQowOW7GsjsOK1Uf6DyACOMrWnihDPI0MuBHazh1BfRqjNzIUC2SA-AK_SjQne7Iz-mpaB7Ou8UGsm5U13GyIxdHvJOC6rtekLpSFj5vDQj_UKRcM-be/s640/IMG_1328.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9XNL13YSa9qu_nVa8k42eDcq2wEG-Sigaix7dsahc1hiVKp2cn7mPJ8MUEjiz68xBmGKn7FY59eFolywYNb8Sra6jlISjwgj3ZckUh-nrkOC8Vrv5qEFqiNS6Jxn2LRiuH3VIC3GE18Kz/s640/Ilust_Braga_Sec_XVIII_Lowres.jpg)
Esta ilustração faz parte de um conjunto de imagens que foram desenvolvidas para o Centro Interpretativo da História de Braga, o qual permite revistar a cidade ao longo de mais de dois mil anos de existência.
No comments:
Post a Comment